quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Quem sou eu?

Atividade do primeiro dia: quem sou eu? uma reflexão.

Já me supreendi fazendo esta pergunta centenas de vezes, e, todas as vezes, fico meio assustado pelo fato de não saber responder consistentemente. Ao mesmo tempo, a busca por este questionamento não parte de mim de forma pretensiosa, como desesperadamente necessária. Acho que o autoconhecimento é uma forma de tentar melhorar a pessoa que sou, mas, definitivamente, não é a única forma de fazê-lo.
Não sei dizer exatamente o dia em que me apaixonei pela vida, mas descobri que o sou no dia em que tomei consciência real do fato dela possuir uma final inexorável. Esse fato trouxe um desespero latente de viver a vida plenamente, com todos os prazeres e desprazeres que lhe fazem parte. De fato, cada dia a mais é, na verdade, um dia a menos. Assim, com a certeza de que o tempo da minha vida (ainda que eu viva 200 anos) não será suficiente para aproveitar tudo que pretendo dela, resolvi levá-la serenamente, apaziguando todos os conflitos que me surgem, pela tranquilidade de saber que nenhuma momento vivido em paz é desnecessário, e que, na verdade, cada segundo de paz é imprescindível.
Portanto, minha maior preocupação existencial não é saber quem eu sou, mas ter consciência do que estou fazendo da minha vida no momento presente. Não sei explicar como, mas tenho a certeza de que, um dia, saberei dizer consistentemente quem sou, e acho que esta informação não me trará muita utilidade. Bem disse José Saramago: "as respostas não vêm sempre que são precisas, e, muitas vezes, simplesmente ficar a espera delas é a única resposta possível".

Um comentário:

  1. Olá Lucas! Canteiro...Que apelido legal! Me remete ao filme "O jardineiro Fiel". Só "viajando"...
    Que bom vc ter feito o blog. Agora é só continuar.
    Estão aqui no seu os 2 endereços dos meus blogs feito para os 2 módulos.

    Abraços,
    Prof Fátima

    ResponderExcluir