quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

a janela da alma

atividade do 4o dia, comentar sobre o filme: "a janela da alma".

Acho pouco provável que houvesse filme mais apropriado para este momento. "a janela da alma" é um documentário sobre como as distorções ou deficiências visuais são capazes de alterar profundamente as percepções emocionais do mundo. Digo alterar sem, necessariamente, prejudicar essa percepção, pois há menos de uma semana submeti-me à tão sonhada cirurgia de libertação das lentes, e, assim, com a visão borrada e flutuante, cheguei a quase perceber as ruas menos sujas e sem o mesmo desespero para chamar a nossa atenção.
Aliás, a questão do desesperado apelo visual das cidades modernas foi o que mais chamou minha atenção. Lembrei da psicofarmacologia da dependência de drogas de abuso, em que um estímulo que atrai nosso sentidos dessensibiliza a região cerebral responsável, necessitando de uma dose maior para que esse estímulo seja perceptível. É exatamente o mesmo mecanismo com que a sociedade nos submete a um entorpecimento de consciência. São tantos os estímulos que tentam chamar nossa atenção que precisamos de algo cada vez mais dramático para sentir um mínimo de espanto.
Assim, durante o noticiário, um capotamento de caminhão ou um desastre de avião na Ásia segue a mesma sensação que o quase rebaixamento de um time carioca para a segunda divisão do campeonato brasileiro. E a irritação de um noticiário demasiadamente demorado pode ser da angústia de não sentirmos quase nada diante de desastres, ou da necessidade de ver algo realmente banal, como uma novela, ou um reality show repleto de pessoas extremamente normais e igualmente vazias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário